EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O TRABALHO DO HISTORIADOR

Semelhante ao trabalho de um detective, o historiador precisa de "provas" que responda suas perguntas. Ao investigar um caso, o detetive usa vestígios deixados pelos envolvidos, como um fio de cabelo, um copo, um pedaço de papel etc., o historiador age da mesma forma: utiliza todos os vestígios ou "pistas' disponíveis para construir um conhecimento sobre a História.

O historiador é um profissional cujo trabalho consiste em escrever narrativas sobre o passado e o presente com base em fontes históricas. Essas fontes podem ser: escritas (livros, cartas, jornais, etc.); visuais (vídeos, fotografias, etc.); orais (cantigas, lendas, entrevistas,etc.) e da cultura material (brinquedos, móveis, vestimentas, etc). O historiador é um investigador ele se interessa por todos os aspectos da vida humana: a maneira de viver, de se relacionarem entre si, pensamentos e valores, regimes de governos, formas de trabalho, obras artísticas e culturais, manifestações religiosas, a vida cotidiana. Qualquer assunto pode servir de tema para um pesquisador. Seja qual for o seu trabalho ele deve responder a três perguntas Quando? Onde? e Por quê? Você vai se apaixonar! Comece nas suas aulas de História, depois passe para as outras disciplinas, você verá que tudo tem a sua História. Pesquise.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. nada nada nada nada nada nada nada nada nada nada nada nada

      Excluir
  3. Formei no curso de História e estou sem perspectiva s. O que o licenciado teria pela frente seria uma sala de aula com alunos desinteressados porém até isso está concorrido e complicado.Resolvi voltar para faculdade e comecei o curso de veterinária porque licenciatura não dá futuro.

    ResponderExcluir
  4. era tudo o que eu presisava! graças a deus esse site existe! minha salvaçao !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa melhor site , salvou minha vida . muito obrigada a quem inventou este site , MUITO OBRIGADA MESMO DE CORAÇÃO <3 Sz

    ResponderExcluir
  6. Quais são as dificuldades que o historiador e o detetive encontram para a realização de seu trabalho?
    *urgente*

    ResponderExcluir
  7. Quais são as dificuldades que o historiador e o detetive encontram para a realização de seu trabalho?
    *urgente*

    ResponderExcluir
  8. brigado site... ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem o site que eu precisava! sem exagero algum :)

    ResponderExcluir