EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A Conjuração Mineira - 1789

A REBELIÃO DA BURGUESIA COLONIAL
No final do século XVIII, Portugal e suas colônias eram governados pela rainha d. Maria I. Minas Gerais entrava em progressiva decadência econômica, mas a Metrópole mantinha a mesma ganância de sempre. O ouro que há muito tempo vinha sendo explorado estava diminuindo e o trabalho dos mineiros tornava-se cada dia menos rendoso.
Os impostos devidos a Portugal estavam atrasados. O governo ameaçava realizar a "derrama" - cobrança pela força dos impostos atrasados, que deveriam ser pagos por toda a população. Os mineiros estavam descontentes.
Estes fatos atingiram expressivamente a classe mais abastada de Minas Gerais (proprietários rurais, intelectuais, clérigos e militares) que, descontentes, começaram a se reunir para conspirar. Entre esses descontentes destacavam-se, entre outros, o capitão José de Resende Costa e seu filho José de Resende Costa Filho, os poetas Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, os coronéis Domingos de Abreu Vieira e Francisco Antônio de Oliveira Lopes, os padres José da Silva e Oliveira Rolim, Manuel Rodrigues da Costa e Carlos Correia de Toledo e Melo, o cônego Luís Vieira da Silva, o sargento-mor Luís Vaz de Toledo Pisa, o minerador Inácio José de Alvarenga Peixoto e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de "Tiradentes". A conjuração pretendia eliminar a dominação portuguesa das Minas Gerais e estabelecendo ali um país livre. A insurreição foi planejada para o dia em que fosse decretada a derrama. Mas o movimento não chegou a acontecer pois os conspiradores foram denunciados, e o governador mandou suspender a derrama. Logo a seguir, 31 homens foram presos e processados, acusados de crime de "inconfidência" (infidelidade ao rei). A sentença saiu depois de três anos. Tiradentes assumiu a responsabilidade pela conspiração e foi condenado à morte por enforcamento. A execução ocorreu em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, e os pedaços foram espalhados pelo caminho que levava a Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário